sábado, 16 de janeiro de 2010

Análise ;D

Bom Dia ;]
Antes de começar a análise, quero falar um pouco =]
Acredito que todos vocês conheçam a música 'há tempos' do Legião Urbana (ver link),
sabem cantar, talvez tenham até brizado um tempo com a letra. Mas esses dias, ouvindo-a, eu me identifiquei de mais com a letra. Talvez pelo momento em que eu estava, como estava me sentindo. Mas queria colocar aqui o meu pensamento em relação à letra. Espero ser breve, apesar de considerar que não vai ser possível.. xD

Mas vamos lá.!Acompanhem a letra,se preferirem, no link ;] > Link.


No primeiro verso da musica, ele analisa a 'tristeza' dele. É algo tão insuportavelmente forte, que ele compara como efeito de outra coisa, mesmo não sendo. E procura uma outra solução, pode ser a tua cidade que te desanime.. Quando se tenta muito e não se chega a lugar nenhum você começa a duvidar de sua capacidade de realização, então começam a surgir temores e vc se sente sozinho, perdido.. E essa dúvida te leva a errar mais ainda. E o ultimo verso que é o que não consigo associar a nada, 'herdeiros sãoagora da virtude que perdemos.' eu não consigo imaginar ao que ele se refere, se puderem me ajudar. xD

Há tempos ele tinha um sonho, mas de tanto correr atrás de outras coisas, ou de tanto tentar e não conseguir ele acabou se esquecendo disso. Acabou deixando pra trás, e talvez seja isso que o deprima hoje.

Essa parte é a mais foda. Tipo, daih parece que ele responde a primeira pessoa. Pra mim parece um diálogo. As músicas dele sempre me soam como um diálogo, ou narrado (como em Ainda é cedo) ou assim, entrelinhas. A primeira pessoa, dos primeiros versos (e talvez sejam até mais pessoas) 'reclamam'. Então ele responde que as pessoas estão sempre reclamando, tanto que a tristeza já tem até medida certa, ela eh exata. E ele fala que o dia está bonito, mas a tristeza dessas pessoas que já estão tão acostumadas a essa situação não as deixa ver. "já estamos acostumados a não termos mais nem isso." Não conseguem mais enxergar beleza nas pequenas coisas, que para mim, faz parte essencial do sentimento de 'felicidade'. Observar uma borboleta, que é tão rara. Olhar o sol nascer, ou se por. Ouvir os pássaros cantando, ou um bebê rindo. Tem coisa mais gostosa do que isso ?! Não tem sorriso que não desarme o mais duro coração.

E ainda em resposta, ele diz que os sonhos veem e vão. E todo o resto é imperfeito. Tipo falando pro amigo dele: o seu trouxa. é normal. as coisas mudam, nada eh perfeito! hoje vc deseja uma coisa, pode ser que amanhã queira outra, pára de se lamentar seu merda. xDD

Então ele ironiza, no próximo verso. Dizendo que a tristeza do amigo é tão, mais tão forte que acordaria todo mundo. Pra mim ele tá meio que usando de sarcasmo pra dizer que ele tá exagerando, pra ele enxergar o quanto tah sendo ridiculo. E parar logo de drama. :P

Agora o amigo dele responde, o modo como ele enxerga as coisas..
De que na verdade não há nada para o 'animar' porque faz tempo que há muita maldade no mundo. Faz tempo que os jovens são quem adoecem e acabam morrendo. Faz tempo que nada o encata mais.. é tudo muito cinza, muito sem graça.. E então eles são obrigados a se entregarem ao acaso e ir vivendo à toa, a deriva, deixando-se levar..

Aih com toda a paciência, a resposta do amigo 'contente' tentando desarmaro amigo 'triste' dizendo que tudo na vida depende de uma primeira coisa. "disciplina é liberdade", "compaixão é fortaleza", "ter bondade é ter coragem".. Tudo na vida que vc deseje, necessitará de disciplina para a realização. Assim que vc for organizado e objetivo a tal ponto, vc chega aonde quer e logo 'se livra' do fardo da cobrança interna. vc terá a liberdade de gozar por aquilo que conquistou. Compaixão eh fortaleza, pois quando vc pensa primeiro em outra pessoa vc se torna mais forte em virtudes e aos poucos vai solucionando aquilo que o amigo havia dito 'nem os santos tem ao certo a medidad da maldade'. Então faça a tua parte ! e Ajude todo mundo. Olha como tua vida melhora ! E ainda explica que ter bondadade, hoje em dia não eh algo tão fácil porque eh preciso ter muita coragem. O que é verdade e se explica por si só.

"lá em casa tem um poço, mais a água é muito limpa" isso eu não entendi.. xDD

bom, essa é a minha opnião em relação a essa musica :3 Por favor, fiquem a vontade para dizerem o que acham, se concordam ou não. Se quiserem discutir isso comigo, me manda um coment pedindo meu msn. ^^

Bjão a todos ;* Ótimo Final de Semana :D

Um comentário:

  1. oiiii, lecaaah! x]

    entããão, meu!
    vc bem sabe o quanto eu curto a Legião..
    e ESSA música, meu... é uma das minhas preferidas!

    vamos lá... são poucos meus comentários...
    gostei da sua análise... concordo com MUITA coisa que disse.. e não 'discordo' de nada... mas é que Legião pode ter mil e uma interpretações e depende muito do momento tbm... hj posso ouvir e sentir isso, amanhã ouço a mesma frase e sinto aquilo... as interpretações mudam conforme o momento e, na verdade, era ISSO que o Renato queria...
    Ele dizia que, ao escrever suas músicas, ele queria era isso mesmo, que cada um interpretasse como bem quisesse e que elas fossem "eternas", que todos fossem capazes de se identificar com elas independentemente da circunstância que estão vivendo e que isso fosse mutável tbm, como disse acima.

    Só umas coisas. Primeira, nunca tinha pensado, NESSA música, em relação a ser um diálogo... pode ser... rs. Não sei. Aliás, Legião não tem interpretação certa ou errada, é pessoal.
    Mas achei interessante...

    Outra.. a primeira coisa que vc não entendeu...
    'herdeiros são agora da virtude que perdemos'
    Acho que vc não entendeu pq essa frase tem a ver com a anterior, quando ele diz 'o descompasso e o desperdício'... ESSES são os herdeiros, entende? eles são as consequências das virtudes que foram perdidas pelas pessoas...

    A única coisa que acho que não é quando vc diz que ele ironiza o sofrimento.. acho que não.
    Sendo um diálogo ou monólogo, acho que a frase "disseste que se tua voz tivesse força igual da imensa dor que sentes... teu grito acordaria não só a tua casa, mas a vizinhança inteira..." é uma frase realmente sincera, de uma dor muito profunda.

    E, enfim... Lecah.. essa última frase...
    'lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa' é a minha GRANDE INCÓGNTA! rsrs
    Sempre foi! Já "perdi" tempo e mais tempo filosofando nela, mas não cheguei em nenhuma conclusão muito sólida.. mas ainda pretendo, não desisti.. hehe.

    Se uma das duas descobrir [ou alguém ae], conta pra outra, ok?! rsrs

    Bjinhos, galeera! ;]

    Mayra

    ResponderExcluir